ligando partes, e tenho dito.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ponto de ironia


''Segundo Zuenir Ventura, Carlos Lacerda dizia que era preciso que se criasse um ponto de ironia - assim como existem pontos de exclamação e interrogação - para ajudar-nos a compreender o que o autor está querendo dizer quando escreve uma frase e não a diz olhando para você, com um sorrisinho no canto da boca. Se houvesse esse ponto, eu iria colocá-lo ao final da frase lá de cima. Era uma piada, vocês não perceberam ?
Estava falando outro dia com um filólogo e ele me disse que já existe esse recurso. É um ponto de exclamação dentro de parênteses. Significa que você mesmo não acredita muito no que está falando, ou melhor, escondendo. Ironia. Uma das subdivisões do Humor. ''


(Trecho do prefácio de Ziraldo para o livro ''O humor abre corações. E bolsos. '')




Legal né? perceberam que eu sempre usava isso? (!) E nem sabia o que era. Poxa, esses filólogos entendem até bloggers com seus ''recursos inventados''! - sem parênteses ham. É o máximo isso, amei. Ainda mais porque me sinto coerente agora, porque fez sentido, haha. Bem, não sei se poderemos usar o ponto de ironia em textos e documentos para trabalhos e provas, vestibulares e congêneres, tomara que sim né, surgiriam textos cada vez mais interessantes (ou não, rs). Inovação útil é sempre bem-vida! Tipo a reforma ortográfica (!) Tsc. Enfim, mesmo que não seja efetivado o ponto de ironia, sempre poderemos usá-los em bilhetinhos, rascunhos, portas de banheiro (mentira gente, que feio! haha), cadernos de amigos, e-mails e blogs! Beijo, continuem lendo meus posts (!!!!!) haha.

2 comentários:

  1. mesmo com ironia eu vo continua lendo tudo os seus posts viu?
    hauhauhauaahuah té mais amor =*
    ficou show(!)
    haha xD

    ResponderExcluir
  2. Minha loira alma acha que o ponto de ironia foi um grande juntado! (!)

    ResponderExcluir